No dia 30 de outubro de 1961, reuniram-se alguns lojistas de nossas cidade, com o objetivo de concretizar a ideia que já vinha sendo colocada em prática: o controle de vendas efetuadas à crédito, a partir do Serviço de Proteção ao Crédito.

Formou-se então um órgão da Associação Comercial e Industrial de União da Vitória que teve como sua primeira Diretoria eleita os seguintes lojistas:

– Presidente – Boleslau Iwanko;
– Secretário – Alceu de Andrade Martins;
– Presidente do Conselho Fiscal – Ruy Mathias Jacobs;
– 1º Vice-presidente do Conselho Fiscal – Casemiro Swierk.

Durante onze anos esse Serviço funcionou como órgão da Associação, e então no dia 5 de setembro de 1972, foi constituído o Clube de Diretores Lojistas, que teve como sua primeira Diretoria eleita por aclamação, os senhores:

Presidente – Rudolf Woeltje;
Secretária – Elba Ayres Pacheco;
Conselheiros – Ruy Mathias Jacobs e Adolfo Mendes.

Foi decidido que o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, até então órgão da Associação Comercial, fosse incorporado como departamento do CDL – Clube de Diretores Lojistas. Com essa mudança foi então procedida a eleição da nova Diretoria do SPC, agora como órgão do CDL, sendo sua primeira diretoria:

Presidente – Arnaldo Wengerkiewicz;
Secretário – Eduardo de Carvalho Martins;
Tesoureiro – Guilherme Neumann;
Conselho Fiscal – Boleslau Iwanko;
Afonso Sohn e Bráulio Nicolau Schmidt.

Em suas primeiras instalações o SPC tinha sua sede na Avenida Getúlio Vargas, e posteriormente na Avenida Manoel Ribas. Porém o desejo de seus associados era possuir uma sede própria e então no dia 15 de abril de 1982, em reunião extraordinária, reuniram-se os associados do CDL, decidindo os detalhes sobre a compra de um imóvel na Rua Professora Amazília, os associados presentes por unanimidade autorizaram a Diretoria do CDL a efetivarem a compra do imóvel.

Após sofrer algumas reformas, aos dez dias do mês de julho de 1982, finalmente a CDL/SPC, passou a funcionar em sua sede própria. Com isso realizou-se a primeira etapa. A próxima etapa foi a construção de sua nova, e atual, sede, inaugurada no dia 05 de julho de 1986. Em 1992 a CDL/SPC foi informatizada, trazendo diversos vantagens aos seus associados, e a cada dia procura melhorar os benefícios oferecidos.

  • MISSÃO

    Contribuir no desenvolvimento econômico e social, servindo, representando e fortalecendo o comércio regional.


  • VISÃO

    Ser uma entidade sustentável que potencialize o associado e atue como norteadora no desenvolvimento econômico e social da região.


  • VALORES

    Comprometida: participa dos desafios de associados e comunidade, atuando profissionalmente.
    Socialmente responsável: focada na qualidade de vida de sua gente.
    Ética: honesta, transparente e respeitosa nas relações.
    Integradora: busca a integração do comércio regional.
    Sustentável: entidade viável e próspera.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *