Alguns cuidados são fundamentais ao comerciante no momento de aceitar um cheque:
 
Consultar o SPC, onde consta informações do Banco Central sobre emitentes de cheques, sejam sem fundos, sustados e/ou cancelados por roubo ou outras irregularidades. (É importante o preenchimento do CMC7 do cheque para fazer a consulta).
 
Conferir atentamente o cheque, observando se ele foi corretamente preenchido, atentando para o valor escrito por extenso e em número. O varejista não deve aceitar cheques rasurados, já que nesses casos os bancos podem devolvê-los.
 
Solicitar a apresentação do cartão do banco ou documento de identidade, para que a titularidade do cheque seja confirmada. E ainda, verificar se a assinatura do cheque é semelhante aos documentos de identificação e cartão do banco.
 
Não aceitar cheques previamente assinados ou preenchidos, com valor maior que o da compra. E nem mesmo trocar cheques de terceiros por dinheiro.
 
Faça um cadastro de clientes:
 
Havendo maiores dúvidas, ou no caso de valores altos, a entrega da mercadoria poderá ficar condicionada à compensação do cheque.
🚫Cuidado com os cheques clonados:
 
É importante ter cuidado ao aceitar cheque de terceiros, mesmo que o cheque seja de pessoa ou empresa conhecida.
Consulte o cheque e quem está passando o cheque.
Solicite documentos, comprovante de endereço e telefone.
A critério do empresário, a mercadoria só será entregue depois da compensação pelo banco.
Para evitar aborrecimentos, coloque um cartaz em local visível na loja (preferencialmente próximo ao caixa), informando que só serão aceitos cheques com a apresentação de documentos e sob consulta prévia.
 
☎️ Em caso de dúvidas entre em contato com a CDL: 3522-1035